Informações gerais

Veja abaixo algumas informações sobre o curso virtual de auditoria em planos de saúde.

Objetivos

Difundir, por meio de novas tecnologias da comunicação, conhecimentos sobre os principais temas da auditoria médica e administrativa em planos de saúde, sob a ótica da qualidade, eficiência, ética, viabilidade econômica e financeira, em abordagens práticas e dinâmicas, com grande aplicabilidade no dia-a-dia.

São oferecidos elementos suficientes à formação permanente, reciclagem e aperfeiçoamento profissional.

Estrutura

O curso está estruturado em 09 temas principais, correspondendo a 10 módulos, havendo entre estes flexível seqüência e interdependência. De acordo com a grade de programação, disponibiliza-se o material de ensino através de páginas de acesso protegido por senha e/ou e-mail.

Ao final de cada módulo, são definidas tarefas e realizada avaliação, cujo objetivo é o de subsidiar as orientações pertinentes para o aprendizado. Estas servem de base, ainda, para a aferição final dos objetivos e metas alcançados, resultando na emissão de certificado.

Nosso certificado contém, no seu verso, em português e inglês, resumo dos temas ministrados, indicando os conhecimentos adquiridos pelo seu portador.


Interação

Uma das principais vantagens do ensino à distância é a garantia de aprendizagem dinâmica e inovadora, através da transmissão de conhecimentos de forma flexível, respeitando a autonomia em relação a tempo, estilo, ritmo e método.

Para tanto, utilizamos predominantemente tecnologias assincrônicas. Nestas, estudante e professor não interagem em tempo real.

São estes os principais recursos disponibilizados pela Internet:

  • - Conjunto de páginas sob a forma de hipertexto (textos vinculados a outras páginas);
  • - Comunicação bidirecional (professor <-> aluno) através de email para perguntas, respostas, dúvidas, envio de textos;
  • - Questionários e testes interativos (com feedback automático);
  • - Download de arquivos;
  • - Links para sites de interesse.

Participantes

O curso pode ser realizado por todos os profissionais que atuam direta ou indiretamente na área administrativa e médica dos sistemas supletivos de assistência à saúde, principalmente os membros das equipes de auditoria, diretores, gerentes, coordenadores e administradores.

A seguir, apresentamos resumo do quadro de profissionais que participam:

MÉDICO AUDITOR 66%
ADMINISTRADOR 12%
ENFERMEIRO AUDITOR 6%
ANALISTA DE CONTAS 5%
ECONOMISTA 3%
ASSISTENTE SOCIAL 3%
OUTROS 5%

Coordenação
João Paulo dos Reis Neto

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (1986), especialização no Rio de Janeiro em Clínica Médica (1987-1988) e Cardiologia (1989-1990). Atualmente é Diretor de Previdência e Assistência da CAPESESP, entidade de previdência complementar que administra um plano de saúde - CAPESAÚDE.

Consultor, ministra palestras na área de gestão da saúde suplementar e auditoria. Membro do Comitê Consultivo da International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research - ISPOR América Latina. Ex-professor de MBA em Auditoria de Sistemas de Saúde (Universidade Estácio de Sá). Título de Profissional Certificado com Ênfase em Administração pelo ICSS - Inst. de Certificação de Profissionais de Seguridade Social. Currículo completo na Plataforma Lattes.


Programa

Esta é a grade de programação para os alunos do curso virtual. Inscreva-se para participar! Início imediato após confirmação da inscrição.

Módulos

Temas

Duração (dias)

 01 Ética Médica e auditoria

Abordagem sobre os principais artigos do Código de Ética Médica no que tange ao trabalho do auditor e do relacionamento com os prestadores de serviços

 05 (cinco)
 02 Rede Credenciada

Com base no perfil da população assistida, aprenda a dimensionar adequadamente a rede de prestadores de serviços utilizando critérios para credenciamento

 05 (cinco)
 03 Autorização de Procedimentos (senhas)

Saiba como emitir guias para exames e internações, quais os procedimentos que necessitam de senha, que critérios utilizar nas autorizações e como deve ser feita a análise administrativa e médica

 08 (oito)
 04 Análise de cobranças (faturas) - Parte I

Discussão prática de como deve ser feita a avaliação da parte administrativa (preços, tabelas, contratos), a análise médica, a utilização de níveis de alarmes e, ainda, sobre a importância de elaborar normas e rotinas (manuais)

 08 (oito)
 05

Análise de cobranças(faturas) - Parte II

(continuação)

 07 (sete)
 06

Relatórios Gerenciais e Indicadores de acompanhamento do plano

Quais os dados indispensáveis à obtenção de relatórios gerenciais de forma a permitir a adequada gestão das informações e decisões ? Que tipo de indicadores prestam-se ao acompanhamento do plano?

 05 (cinco)
 07 Gestão dos custos na assistência à saúde

Conheça as tendências, estratégias, ofensores e o gerenciamento dos custos da assistência médica

 05 (cinco)
 08

Informática aplicada a planos de saúde

Saiba como os recursos da informática podem ajudar no gerenciamento do plano. Noções básicas das tecnologias disponíveis

 05 (cinco)
 09

Qualidade do ato médico, do prestador de serviços e do plano

Critérios para definição de qualidade em assistência à saúde; sistema de protocolos

 03 (tres)
 10

Alternativas na assistência à saúde

Internação domiciliar (home care), hospital-dia, pré-hospitalar, gerenciamento de risco (case management), prevenção: de que forma estas e outras modalidades podem tornar o plano mais competitivo, melhorando a qualidade e até mesmo reduzindo custos

 07 (sete)
Final

Encerramento do curso

02 (dois)